15 de janeiro de 2025
Campo Grande 24ºC

Deputado ressalta necessidade de autonomia da UEMS

A- A+

Tayná Biazus

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) foi à tribuna da sessão da AL (Assembleia Legislativa) de hoje para parabenizar os deputados estaduais do estado de Mato Grosso pela aprovação da autonomia da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), onde é garantido o aumento do repasse para a universidade.

Felipe aproveitou o momento para ressaltar a necessidade da aprovação da proposição que dá autonomia à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O deputado é o autor do projeto que dá autonomia didático-científica, administrativa e financeira à Uems.

Para que exista a autonomia, deverá acontecer uma aplicação anual de um percentual da receita líquida do Estado para a manutenção e desenvolvimento da UEMS. Atualmente o orçamento da universidade é em torno de 140 milhões, porém, somente 100 milhões são repassados pelo Executivo.

O deputado Laerte Tetila (PT) defendeu a necessidade da autonomia da Uems, e completou dizendo que não se trata de despesas ou gastos, mas sim, tudo isso é um investimento que será feito já que hoje se vive em uma “ sociedade do conhecimento”.