O novo quadro que se desenha no cenário político nacional, com a aprovação da reforma política surtirá reflexos significativos dentro do PSDB, em Mato Grosso do Sul. Segundo o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PDSB) lideranças de outras legendas já sinalizam uma possível migração para a sigla. “Tenho certeza que na hora que tivermos uma definição dessa abertura de janela que deve acontecer nessa reforma política devemos ter algumas acomodações, mas acredito que teremos algumas mudanças dentro dessa reforma política que poderá fortalecer os partidos”, disse.
De acordo com Reinaldo Azambuja, nomes como Marçal Filho, ex- PMDB e Ruiter cunha ex- PT serão grandes apostas para que o partido dispute as prefeituras de Dourados e Corumbá. “Ruiter é uma liderança que deixou o Partido dos Trabalhadores por uma divergência interna e que tem uma sintonia com aquilo que a gente pensa, principalmente na promoção de ações para a região que ele representa que é a região do Pantanal, Ladário, e Marçal vem para consolidar o fortalecimento do partido”. Disse.
O governador informou ainda, que está em conversação com o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que tem demonstrado sua insatisfação com o PMDB há anos. “Marquinhos tem conversado com o PSDB, disse que está analisando o cenário para tomar a decisão para qual partido deve ir”, acrescentou Azambuja.
Eleições 2016
Com a recondução de Marcio Monteiro para presidir a Executiva Regional do PSDB, as expectativas são de trabalhar nomes para que o partido lance candidatura própria na Capital e na maioria das cidades do interior de Mato Grosso do Sul. “ O Marcio Monteiro conseguiu montar uma chapa que contempla todos os seguimentos e lideranças do partido, assim como os novos membros que se filiaram. Vamos organizar o partido internamente para que apresentar bons nomes, com boas propostas para as eleições do ano que vem”, resumiu.
Filiação
O ex-deputado Marçal Filho participou da convenção, mas, não oficializou a filiação partidária. Fez apenas uma filiação simbólica. “ Minha filiação será em Dourados que é meu colégio eleitoral. Já tenho uma história de lutas dentro do PSDB, não sou um estranho no ninho. Eu e Marisa Serrano trabalhamos para asfaltar a cidade de Maracaju quando o prefeito era o Reinaldo . Eatmos construindo um projeto para Dourados que minha cidade, é natural que eu seja um pré-candidato dentro do partido, mas isso não condição para que eu faça a minha filiação”, ressaltou Marçal Filho.
Descontente com o PT, Ruiter Cunha foi taxativo ao confirmar sua filiação no partido Tucano. Para formalizar a entrada na legenda, ele aguarda a aprovação e regulamentação da reforma política, já que é suplente de deputado estadual. “O governador quer a minha participação no governo, vamos trabalhar juntos na região de Corumbá, Ladário. Estou aguardando a decisão da reforma política para eu ter um prazo legal para me filiar sem causa um prejuízo com uma possível perda de mandato. No meu caso, sou primeiro suplente.”, explicou Ruiter acrescentando que em breve formalizará sua filiação ao PSDB.