A candidata a prefeita de Campo Grande (MS), Camila Jara (PT), será uma das premiadas do Prêmio Congresso em Foco na noite desta 5ª.feira, 29 de agosto, em Brasília (DF), por sua atuação como deputada federal, cargo do qual se licenciou para concorrer ao Executivo campo-grandense.
Esse é reconhecimento mais importante da política brasileira. Em sua 17ª edição, o prêmio será entregue aos parlamentares mais bem avaliados pelo público, por um júri especializado e por um grupo de jornalistas.
A votação popular, que se estendeu durante todo o mês de julho, foi auditada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Ao todo serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados pelo público, assim como os cinco mais bem colocados, em cada casa legislativa, por região geográfica.
Além dos melhores na Câmara e no Senado, o júri especializado escolherá os premiados em três categorias especiais: Apoio à Indústria, oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Cidades Inteligentes, concedida pelo Ibrachina. Ainda serão apontados os melhores na avaliação de um grupo de 25 jornalistas convidados.
Para quem está fora da Capital federal, a cerimônia poderá ser assistida por meio de uma transmissão com início marcado para às 19h. Eis:
EXCLUÍDOS
Todos os parlamentares estão aptos à premiação, exceto aqueles que:
- respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
- tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos;
- também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
- Os nomes foram definidos após pesquisa do Congresso em Foco nas páginas de tribunais de todo o país. A exclusão do prêmio não implica qualquer pré-julgamento em relação às acusações contra os congressistas.