Novos ciclos costumeiramente são traumáticos, mas no caso da mudança de gestão de Campo Grande, o trauma ocorreu antes e, nesse momento, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário buscam de forma amena e madura encontrar soluções para a Capital que está dilapidada em seu patrimônio e esfacelada politicamente.
Caminhando além dos interesses pessoais e partidários, o atual presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Flávio César (PTdoB), ainda que tenha iniciado seu discurso sob vaias dos correligionários do prefeito Alcides Bernal, deu uma demonstração de lucidez ao declarar: “Represento o Poder Legislativo e seus 29 vereadores, feliz pela postura do prefeito Alcides Bernal que neste primeiro momento foi àquela Casa de Leis em visita institucional propondo um pacto por Campo Grande. Neste momento compareço à esta solenidade para retribuir e dizer que a Câmara Municipal de Campo Grande está de portas abertas e mãos erguidas para juntos exercermos o poder legislativo e executivo, em pacto pela paz. Quero deixar a certeza de que terá o apoio crítico dos 29 vereadores”.
Enfim, um Legislativo enfraquecido pelo indiciamento e investigação de nove de seus membros por envolvimento em corrupção que levou à cassação do prefeito eleito, assume a postura de “Casa representante do povo” e rasga o corporativismo nocivo em busca do mínimo de governabilidade após a gestão Gilmar Olarte (PP por liminar e sem um partido sequer que lhe queira).
Leia também
• Bernal confirma dois nomes que já fizeram parte da primeira fase da sua administração
• Poderemos ter uma Câmara formada por desconhecidos de poucos votos
• Bernal visita Câmara para restabelecer relação de paz com Legislativo
• Olarte prepara a festa, mas a população comemora com a volta de Bernal
Prova da determinação do legislativo em recuperar a imagem desgastada pela imagem de golpe que, parece vai se confirmar, foi a presença de vereadores mais do que aliados, apoiadores incontestes da gestão Andréia/Gilmar Olarte. Estiveram presentes ao evento os vereadores Chiquinho Telles (PSD), Professor João Rocha (PSDB), Betinho (PRB), Magali Picarelli (PMDB), José Chadid (sem partido), Luiza Ribeiro (PPS), Paulo Pedra (PDT), Alex do PT, Thais Helena (PT), Ayrton de Araújo (PT), Cazuza (PP).
A atual administração parece que poderá contar com o apoio dos deputados estaduais, diferente do que vinha acontecendo com a gestão anterior, cujo prefeito estava sendo evitado pelos legisladores. Compareceram ao evento os deputados João Grandão e Amarildo Cruz (PT), Felipe Orro (PDT) e Onevan de Matos (PSDB).