O produtor rural e proprietário da fazenda Buriti, Ricardo Bacha, afirmou na manhã de hoje que um dos principais fatores responsáveis pelos conflitos vividos entre índios e produtores rurais, é a falta de empenho do governo federal em resolver definitivamente a demarcação de terras no país. Para Bacha, essa é uma tarefa que compete unicamente à União.
“O governo federal deve cumprir sua missão e desempenhar o problema de maneira adequada e não ficar empurrando com a barriga”, disse. Ricardo enfatizou ainda os problemas gerados com a demora na solução dos problemas. “Adiando a solução a coisa só fica pior, será que o governo vai esperar outra pessoa morrer para tomar uma atitude ativa”, questiona.
Questionado sobre a postura que os produtores esperam da presidente Dilma, tendo em vista a carta dos produtores rurais enviada a ela através do ex-presidente Lula, Ricardo Bacha foi direto e afirmou. “O que queremos é prioridade até porque se um conflito desse tamanho não for prioridade para o governo, não sei nem o que pensar”.
Clayton Neves