A sessão de hoje (11) da Câmara Municipal de Campo Grande foi, no mínimo, muito agitada e tensa. Tudo por conta de um expediente comum ao legislativo, que é a apresentação de requerimentos às diversas secretarias do governo municipal. A reação da base do prefeito reprovou a apresentação do documento de autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PPS), como já havia reprovado outro requerimento da vereadora Thais Helena (PT).
Sob o argumento de que o secretário Valtemir Brito, da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), já havia se comprometido durante reunião realizada na segunda-feira (9) a repassar essas informações, o líder do prefeito, Edil Albuquerque (PMDB), respaldado por Airton Saraiva (DEM), conseguiu rejeitar os requerimentos.
A vereadora Luiza Ribeiro contrapôs que a solicitação feita durante a reunião não tinha caráter oficial e, portanto, não determinava prazo. Ainda, que a reunião estava pontuada sobre as imagens veiculadas pela imprensa nacional, do procedimento de correção de um buraco inexistente, não deixando claro que os documentos a serem enviados abranja todos os contratos.
Os vereadores favoráveis à aprovação do requerimento estranharam a blindagem, uma vez que esse tipo de expediente, a solicitação de informações ao executivo, é praxe e a base da atuação legislativa.
Votaram pela aprovação: Chiquinho Telles (PSD); Thais Helena, Alex e Ayrton Araújo (PT); Eduardo Romero e Otávio Trad (PTdoB); Cazuza (PP), Paulo Pedra (PDT); Luiza Ribeiro (PPS); Gilmar da Cruz (PRB) e José Chadid (s/ Partido).
Rejeitaram o requerimento: Edil Albuquerque, Vanderlei Cabeludo, Carla Stephanini, Loester Nunes e Paulo Siufi (PMDB); Coringa (PSD); Chocolate (PP), Airton Saraiva (DEM); Saci (PRTB); Carlão (PSB); Alceu Bueno (PSL); Eng. Edson (PTB); Herculano Borges (SD).