15 de janeiro de 2025
Campo Grande 23ºC

Equipe técnica deverá ser escolhida para analisar PPAs

A- A+

Na manhã de hoje, os vereadores que fazem parte da Comissão de Finanças e Orçamento se reuniram juntamente com seus assessores e com o consultor da Câmara Ivan Jorge Monteiro de Souza para discutir as mudanças que irão acontecer no PPA (Plano Plurianual). Durante o encontro, foi ressaltada a dificuldade que existe hoje em dialogar com o prefeito.

Para os vereadores, o orçamento para 2014 está comprometido com diversos erros e por esse motivo as mudanças das emendas devem acontecer. Para o próximo ano deverá ser entregue à Casa de Leis o orçamento de R$ 2,9 bilhões para serem investidos no município, 6,42% a mais do investimento de 2013.

Deverão ser justificados nas emendas os valores de cada programa, representados de forma individual. Também deverá ser identificado na proposta: o programa, o objetivo, e a meta solicitando a alteração, inclusão ou alteração dos projetos. Ao ser criado um novo programa será necessário identificar de qual deles (programas) será efetuada a anulação para incluir ou excluir o novo, e o mais importante, será necessário justificar em cada proposta de emenda o porquê da solicitação apresentada.

Para a presidente da Comissão, a vereadora Grazielle Machado (PR), serão listados por cada vereador todos os programas. Os mesmos serão encaminhados a uma equipe técnica que irá peneirar, corrigir erros e estruturar os projetos para após serem executados. Essa equipe será criada para que não aconteçam os mesmos erros cometidos pelo executivo.

Para o consultor Ivan, o PPA é uma forma de melhor entendimento das apresentações das emendas. Deve haver uma boa elaboração do plano para que posteriormente a Lei Orgânica seja bem executada.

Grazielle conclui dizendo que o primeiro ponto será uma conversa institucional com Bernal para que sejam apresentadas a ele as mudanças do PPA. “Vamos procurar um entendimento com o prefeito Alcides Bernal, vai ser difícil, mas iremos tentar realizar esta conversa”.

(Tayná Biazus)