Clayton Neves
Uma das chefes de enfermagem do HC (Hospital do Câncer) foi denunciada na manhã hoje por cometer irregularidades na gestão do Hospital. De acordo com informações a coordenadora assinava exames preventivos feitos por outros enfermeiros e para cada exame lucrava o valor de R$ 6,00.
Segundo alguns funcionários do hospital, assinando 280 preventivos por mês, a enfermeira chefe chegava a ganhar cerca de R$ 1.680. Ainda de acordo com a denúncia a coordenadora “transformava” orientações de colonoscopia em consultas de enfermagem para também receber por isso.
Funcionários do HC relataram que as irregularidades aconteciam há muito tempo e que todos tinham o conhecimento do fato, porém, nada podiam fazer. “Todos no Hospital sabem disso, mas ninguém pode fazer nada. A remuneração que chega do SUS vai toda para ela. Isto acontece desde que o Dr. Adalberto Siufi assumiu a direção”, declarou a fonte.
O diretor do Hospital do Câncer, Carlos Coimbra, afirmou não tinha conhecimento sobre as denúncias e disse que o caso já foi encaminhado para os órgãos responsáveis. “Essa denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público Estadual e também pedimos explicações para essa chefe. Estamos tomando as providências necessárias”, relata.
A presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Amarilis Amaral, disse que agora, caberá ao Conselho investigar a denúncia e caso seja comprovada a irregularidade, será instaurada uma comissão de investigação que irá ouvir os envolvidos e elaborar um relatório para ser julgado, desse julgamento serão aplicadas as punições cabíveis para o caso.
“Já recebemos o relatório da denúncia, agora encaminharemos para um conselheiro analisar e verificar se existe ou não motivos para se abrir a investigação, caso seja aberta a comissão terá 60 dias para emitir um parecer, porém, esse prazo pode ser estendido por mais 60 dias”, explicou Amarilis.