Com a publicação ontem (18.ago.2021) do contrato para concluir e deixar em pleno funcionamento a automação do SSV (Sistema de Suporte à Vida) do Aquário do Pantanal, as obras devem começar em até 10 dias, com prazo máximo de sete meses para a conclusão, que iria de encontro com a última previsão de adiamento feita por Eduardo Riedel.
Entretanto, após essa obra e seus adiamentos praticamente entrarem no Folclore da Capital, o campo-grandense tem dificuldades para acreditar que "agora vai".
Ainda na 4ª feira (18.ago.2021) a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) se manifestou dizendo que no período máximo de 10 dias emitirá a ordem para início de serviços.
Por ser lançado ainda em 2011, durante a gestão de André Puccinelli, o atraso de uma década, além de ter se envolvido na investigação da Lama Asfáltica e a trágica morte de milhares de peixes, levaram o Aquário para o imaginário e folclore campo-grandense.
Nas redes sociais, assim como as cobranças por parte da população para que a obra seja finalmente finalizada, a brincadeira é garantida e "Aquário do Pantanal" virou sinônimo de demora e daquilo que é inacabado.
"Todo dia presa em um congestionamento diferente por causa do centro, mas que bom que o Marquinhos tá arrumando as ruas e começando mais uma obra ao invés de terminar as 30 que ele deixou parada", ironizou a diretora de arte e fotógrafa, Isadora Echeverria, no começo do mês através das redes sociais. Ela completa citando ainda "a Norte Sul mesmo já pode trocar de nome e virar aquário do Pantanal 2.0, pq tá fazendo aniversário de obra parada, só atrapalhando a vida de quem mora ali tipo eu".
No começo do mês um outro usuário notando a retomada de obras comenta "2021 tá cada vez mais doido... Eu acho que quando esse trem ficar pronto, o mundo acaba".
Outra, compartilhando uma brincadeira da criança, deixa mensagem de protesto.
"sou um peixe fora d'água" diz a criança com o Aquário do Pantanal ao fundo. Uma obra que gastou mais que o dobro o custo do maior da América do Sul e onde peixes comprados estão há uma década esperando finalizar a obra. Os que sobreviveram. pic.twitter.com/vVouxbQCyu
— bia dodoy (@prestimosa) July 21, 2021
Após ser adiada esse ano, Eduardo Riedel, secretário do governo do Estado, garantiu que obras seriam finalizadas até abril de 2022.