O ator Will Smith ganhou seu primeiro Oscar. É sua terceira indicação na categoria de Melhor Ator pela Academia. Em King Richard: Criando Campeãs, filme biográfico sobre a família das premiadas tenistas Venus e Serena Williams, ele interpreta Richard, pai e primeiro treinador das garotas, que usou de seu próprio método de disciplina como ensinamento, para que suas filhas se tornassem estrelas do esporte, ultrapassando o preconceito e a dificuldade financeira.
“Denzel [Washington] me disse há alguns minutos. Ele disse: ‘Em seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É nessa hora que o Diabo irá te procurar’”, analisou Will ao receber o de Melhor Ator. Em seguida pediu desculpas a Academia por um episódio em que teria sucumbido "a tentação do diabo", isso porque, momentos antes, o ator deu um tapa na cara do comediante Chris Rock, que estava no palco. Rock fez uma piada com o visual de Jada Pinkett-Smith, comparando-a com a personagem de "Até o limite da honra", com Demi Moore. Mostramos aqui no MS Notícias.
"Richard Williams era um defensor feroz de sua família", justificou Will em seu discurso, referindo-se ao personagem pelo o qual foi agraciado com a estatueta. "Estou recebendo um chamado na vida para amar pessoas e proteger pessoas. E poder ser um rio para meu povo", continuou.
Emocionado, ele disse ainda que no ramo [de ator] é preciso sorrir e fingir que está tudo bem. "Eu quero ser um receptáculo de amor", sustentou.
Will Smith é o 19º ator negro a ganhar um Oscar nas categorias de atuação, nos 94 anos de cerimônia. Depois de um período de 15 anos, outro ator negro vence na categoria principal de atuação do Oscar. Forest Whitaker foi o último vencedor, em 2007, pelo seu papel em ‘O último Rei da Escócia’.