RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024
28 de outubro de 2024
Campo Grande 28ºC

ARTHUR DO VAL | "MAMÃE, FALEI"

"São fáceis porque são pobres", diz deputado brasileiro sobre mulheres ucranianas; áudio

Namorada anunciou separação do ligado ao MBL, após ele ser relacionado a áudio sexista

A- A+

O deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido pelo canal de internet: “Mamãe, Falei”, viajou à Ucrânia (em guerra, com a Rússia) e estando lá, enviou um áudio à contatos em um grupo dizendo: “são fáceis porque são pobres”, se referindo as mulheres ucranianas. Para compartilhar o áudio acesse o Instagram AQUI.  

O MS Notícias recebeu esse áudio por mensagem na internet. O teor completo, (ouça a abaixo)

Durante uma conversa que parece ser pessoal em um grupo, se dirigindo a amigos homens, o deputado diz "que a fila das baladas brasileiras não chega, nem aos pés da fila de refugiados" na Ucrânia, desconsiderando a situação de terror que vive o povo que vem sendo atacado pelo governo de Vladimir Putin, autocrata russo.  

O arquivo de áudio dura 3min30s e está divido em 4 partes. Ao longo dos áudios, o deputado profere uma sequência de ofensas às mulheres. “Mano, estou mal. Passei agora, 4 barreiras alfandegarias, duas casinhas pra cada pais. Eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você [fala com o amigo], se ela cagar, você limpa o c* [ânus] dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá", prometeu o parlamentar brasileiro. Ouça o áudio completo: 

MS Notícias · "São fáceis porque são pobres", diz deputado brasileiro sobre mulheres ucranianas

A cúpula do Movimento Brasil Livre (MBL), movimento ideológioco e político ao qual pertence o deputado, disse que está analisando nesta sexta-feira (4.mar.22) o conjunto de áudios de teor sexista supostamente enviados pelo deputado estadual.  

Arthur do Val surgiu em sua rede social ao lado de 2 amigos homens anunciando seu retorno ao Brasil nesta  tarde de sexta. O deputado ainda não se manifestou, sobre os áudios relacionados a ele.  

VEJA A TRANSCRIÇÃO COMPLETA DOS ÁUDIOS: 

"(sic) Ah e detalhe em mano, detalhe em, detalhe: elas olham, cara, elas olham e vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres. E aqui, cara é... meu, meu, minha carta do Instagram, né? cheio de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história, colei..., nossa! Sério, não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, que a gente não tinha tempo, em dois grupos de minas e, assim, é inacreditável a facilidade. Essas minas em São Paulo, você dá bom dia ela, ela iria cuspir na sua “cara” e aqui ela são ‘super simpáticas’, super gente boa é inacreditável, inacreditável!”, diz no 1º áudio. 

"(sic) Mano, eu tô mal. Tô mal, tô mal. Eu passei agora, são quatro barreiras alfandegárias. São duas casinhas em cada país. Mano, eu juro para vocês, eu contei: foram 12 policiais deusas. Deusas. Mas deusa assim que você casa e você faz tudo o que ela quiser. Assim, eu tô mal cara, assim tô, assim, não tenho nem palavras para expressar... quatro, assim, quatro dessas, eram minas assim que você tipo, mano, nem sei te dizer! Se ela cagar, você limpa o “cu” dela com a língua! Inacreditável, inacreditável cara, assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá", diz no 2º áudio. 

“(sic) Assim, elas são “[palavra em inglês – não clara]” que chama, né? Eu tenho o Renan, ele faz uma viagem todo ano... é que nos últimos 3 anos ele não fez, ele chama ‘tour de blond’.  Que que ele faz: ele viaja os países e vai só para pegar ‘loira’. Só que ele tem técnicas, já, ele já está avançado. Para começar ele fala sueco, então assim, o cara é viciado nisso. E ele, ele me deu umas dicas. Por exemplo: você nunca pode ir para cidades litorâneas, você nunca pode ir para as cidades que tem as melhores baladas. Você tem que ir para as cidades normais, porque aí você pega as minas assim, você não pega ela na balada, você não pega ela na praia, você pega ela no mercado, você pega ela na padaria, você pega ela... que nem, a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui é o, meu Deus, eu falei: não, não é possível que isso está acontecendo, né? É uma mentira, é um filme, não é possível! É... e é isso, né? E essas cidades mais pobres, elas são as melhores, assim, realmente é ina..., assim, é, assim é... juro por Deus cara é outro mundo.  ‘Ô’, eu tenho 35 anos cara, eu nunca vivi isso. E eu nem peguei ninguém aqui.  Eu não peguei ninguém aqui. Mas, tipo assim, só a sensação de saber que eu poderia fazer, e sentir como é alguém, enfim, já sabe daí, né? Já tô comprando minha passagem para o Leste Europeu para o ano que vem, assim que chegar em São Paulo”, diz no 3º áudio. 

“(sic) Mano, só vou falar uma coisa pra vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui da.... da... da Ucrânia com a Eslováquia. Maluco é... eu juro por Deus, eu nunca na minha, ô, eu tenho 35 anos cara, eu nunca na minha vida, nunca, nunca vi nada parecido assim em termos de mina bonita. Assim, a fila das refugiadas irmão, assim, imagina uma fila sei lá de..., sei lá, mano nem sei. Eu tô sem palavras cara, uma fila sei lá de, de, de 200 metros, mais, só, assim, só deusa! Só deusa, assim. Só Deusa! É, é, é só, é sem noção cara. É inacreditável. É um bagulho assim, fora de sério assim.  É... se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, a melhor, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila dos refugiados aqui. Maluco, é, assim, eu tô mal. Eu tô triste, assim, porque é inacreditável”, finaliza no 4º áudio.  

TÉRMINO PELAS REDES? 

Com a repercussão, a namorada do deputado, Giulia Blagitz, decidiu pôr um fim ao relacionamento. “Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos”, disse Giulia Blagitz ao dar o fora em Arthur pelas redes sociais. “De uma coisa podem ter certeza: o amor foi real e sempre será!”, afirmou. A médica anunciou o término do namoro devido à repercussão de falas do amado sobre refugiadas ucranianas, em que conta nunca ter visto “nada parecido em termos de mina bonita”.

Minutos depois da publicação do story com o pronunciamento sobre o namoro, Giulia apagou a publicação e, ao que tudo indica, excluiu a rede social. Agora, ao pesquisar o endereço do perfil da ex-namorada do deputado, a seguinte mensagem é exibida: “O link que você acessou pode estar quebrado ou a página pode ter sido removida”.

MANIFESTAÇÕES DE ALIADOS

O agrônomo e apoiador do MBL, Xico Graziano, escreveu: "Juro que não estou acreditando nesses áudios atribuídos ao Arthur do Val. São horríveis, baixo nível. Só pode ser uma montagem. Senão, acabou".  

O pré-candidato a presidente, ex-juiz, e ex-ministro, Sergio Moro disse: "Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto". E seguiu: "... porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra. Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento". Moro finalizou seu comentário dizendo: "Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige".  

Deputada federal em segundo mandato, Renata Abreu (Podemos), dissse: "Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo", assinando, que a posição é oficial do Executiva Nacional do Podemos, Renata Abreu, Deputada Federal e Presidente do Podemos.  

MANIFESTAÇÃO DA OPOSIÇÃO 

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos,  disse: "O MBL sempre foi humanamente desprezível. Inventaram fake news sobre Marielle e atacaram Padre Júlio. Mas o audio de Mamãe Falei ultrapassa qualquer limite de indignidade moral. Ir para um país em guerra para assediar mulheres desesperadas é nojento demais!". "O mínimo que se espera da Assembleia Legislativa de São Paulo é cassar o mandato do deputado Mamãe Falei. Essa será sem dúvida a posição do PSOL", completou. 

A presidente nacional do PT, Gleise Hoffman escreveu: "Áudio de Mamãe Falei sobre as mulheres da Ucrânia é uma das coisas mais deploráveis que já se viu. Uma guerra, pessoas sofrendo, perdendo suas casas, familiares, destruição, mortes. Que asco! Esse é o tipo de gente que elegeu Bolsonaro. Precisa perder o mandato!", disse ela, lembrando que o deputado foi eleito na onda bolsonarista de 2018.