30 de março de 2025
Campo Grande 23ºC

ESTADOS UNIDOS

Ex-conselheiro de Trump, estrategista da extrema direita, é preso nos EUA; vídeo

Steve Bannon se entregou ao FBI após se recusar a cooperar com investigação sobre a invasão do Capitólio

A- A+

Conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump, Steve Bannon, se entregou ao FBI na manhã desta 2ª feira (15.nov.2021). Ele tem uma audiência agendada onde deve enfrentar as acusações de se recusar a cooperar com a investigação sobre a invasão do Parlamento norte-americano (Capitólio), que aconteceu em 06 de janeiro, segundo agência internacional de notícias, Reuters. 

Conforme o portal Brasil 247, Bannon é considerado o estrategista da extrema direita mundial. De sua proximidade com o atual governo brasileiro, Steve já se encontrou com o deputado federal e filho de Jair, Eduardo Bolsonaro. 

Bannon participou ativamente da articulação da invasão ao Capitólio nas eleições que derrotaram Trump. Ainda na última 6ª feira (12.nov.2021), a justiça dos Estados Unidos denunciou Steve Bannon por desacato ao Congresso, sendo a primeira vez em 38 anos que alguém é indiciado por essa acusação, segundo informações da CNN. 

Ainda, cada acusação de desacato ao Congresso norte-americano pode render entre 30 dias a um ano de prisão, além da multa de US$ 100 a US$ 1 mil. O juiz determinará a sentença depois do julgamento do caso.