O governo chinês concluiu neste domingo, 2 de fevereiro, a construção do Hospital Huoshenshan, um dos dois hospitais provisórios em Wuhan, no distrito de Caidian - que também abriga o Sanatório dos Trabalhadores, - no epicentro da doença, que abrigará pacientes infectados pelo coronavírus, que já matou mais de 360 pessoas na China. A obra teve início em 23 de janeiro e deve ser inaugurada nessa segunda-feira, 3 de fevereiro.
De acordo com a imprensa nacional, o hospital ocupa área de 25 mil metros quadrados e possui mil leitos. A equipe médica terá 1.400 agentes de saúde das forças armadas, entre membros do exército, da marinha e da força aérea chinesa.
Para terminar a obra em prazo recorde os operários chineses trabalharam em turnos nas 24 horas do dia. Estima-se que cada um deles recebeu US$ 173 por dia, valor que é três vezes acima do que os trabalhadores da categoria costumam receber no país.
O segundo hospital já está sendo construído em Wuhan. O Leishenshan, o andamento da obra pode ser acompanhado em tempo real no YouTube -, vai ter espaço para 1.600 leitos. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em 5 de fevereiro (quarta-feira).
E em meio ao surto de casos, o governo brasileiro anunciou, também neste domingo, que vai repatriar os cidadãos que estiverem em Wuhan. A decisão foi tomada após um grupo publicar um vídeo pedindo ajuda do Brasil, para conseguir deixar a China. No entanto, o local para onde eles serão levados, até que seja cumprido o período de quarentena, ainda não foi informado, a informação local é do Estadão.
VEJA O VÍDEO DA COSTRUÇÃO DO HOUSHENSAN
Wuhan's first hospital built specially for receiving coronavirus patients completed on Sunday after 10 days of speedy construction. It will be managed by China's military medical system and start operation on Monday. pic.twitter.com/bXYkfaFvEA
— Hu Xijin ??? (@HuXijin_GT) February 2, 2020
VEJA AO VIVO A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO HOSPITAL
Fonte: Com informações do Estadão Conteúdo.