07 de setembro de 2024
Campo Grande 30ºC

NACIONAL | ARAÇATUBA (SP)

Vídeo: criminosos atacam cidade, fazem reféns e espalham bombas pelas ruas; três pessoas são mortas

Suspeitos cercaram bases da polícia, atearam fogo em veículos e fizeram diversos reféns; nesta madrugada de segunda (30.ago)

A- A+

Cerca de 20 criminosos fortemente armados abordaram pedestres e motoristas e os fizeram reféns na cidade de Araçatuba (SP) na madrugada desta segunda (30.ago). Os suspeitos promoveram ataques contra 3 agências bancárias e ao menos três pessoas morreram, sendo dois moradores e um suspeitos. Outros 2 suspeitos foram presos, diz a Polícia Civil.

A ação dos criminosos durou cerca de 2h e os criminosos usaram até drones para monitorar a chegada de equipes da Polícia até a cidade. De acordo com o capitão Guedes da Polícia Militar, uma das vítimas tentou filmar a atuação dos criminosos e foi morta. A outra morreu em confronto com a polícia na área rural e a terceira ainda não se sabe se é era morador ou integrante do grupo. Ainda não há a identificação das vítimas.

Suposta bomba instalada nas ruas de Araçatuba. Foto: Twitter Suposta bomba instalada nas ruas de Araçatuba. Foto: Twitter 

Outras quatro pessoas ficaram feridas e estão internadas em estado grave em hospitais da região. Um homem de 28 anos que foi baleado no abdômen, um homem de 31 anos que foi atingido no rosto e braços, outro homem de 38 anos que está intubado e ainda um jovem de 25 anos que foi atingido na explosão de uma dinamite, ele foi amputado e passa por cirurgia.

Em uma análise inicial a polícia disse à reportagem que contabilizam que os criminosos estavam em 10 carros que foram abandonados. Para fugir, os criminosos roubaram carros de moradores da cidade. A Polícia Militar disse que isolou as ruas e está orientando que os moradores de Araçatuba não saiam de casa até que a situação esteja controlada, pois há explosivos espalhados pela cidade.

Carro incendiado em frente ao batalhão de polícia da cidade. Foto: Reprodução/Twitter Carro incendiado em frente ao batalhão de polícia da cidade. Foto: Reprodução/Twitter 

A polícia da cidade não teve tempo de reagir, pois, as bases foram cercadas pelos suspeitos. Policiais de outras cidades vizinhas foram acionados, mas os criminosos já esperavam por isso, ganharam tempo queimando veículos para impedir a passagem de equipes armadas.  

Em vídeos que circularam nas redes sociais, algumas vítimas aparecem em uma espécie de "escudo humano" dos criminosos e sobre carros. Outras imagens os mostram atirando pela cidade (veja o vídeo abaixo).

Parte dos criminosos fugiu em direção ao bairro Taveira, área rural, onde houve confronto com a polícia. Um criminoso morreu e outro ficou baleado. Ele foi levado à Santa Casa.

Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram chamados para desativar os explosivos, trata-se de uma equipe de São José do Rio Preto, cidade vizinha.  

REAÇÃO

A polícia disse que até o momento três suspeitos de envolvimento em ataques contra as agências bancárias foram presos. Um 4º suspeito está entre os morto, segundo a polícia, em confronto com equipes na área rural de Araçatuba. A cidade está cercada para tentar prender os demais integrantes do grupo. As informações são da RecordTV.

Há informações de que homens estão escondidos em plantações na zona rural. Dois helicópteros Águia da Polícia Militar sobrevoam a região. Houve reforço de equipes vindas de outras partes do estado.

A polícia diz que suspeita que há 14 pontos com explosivos espalhados na cidade, que podem ser acionados até remotamente.