13 de setembro de 2024
Campo Grande 36ºC

MEIO AMBIENTE

VÍDEO: "Ai sim, Mato Grosso véio!", diz homem que ateia fogo no Pantanal

2,3 milhões de hectares do Pantanal já foram consumidas pelo fogo

A- A+

"Ai sim, Mato Grosso véio! (sic)”, diz um tratorista incendiando o pasto no estado de Mato Grosso e ao fundo a mata e a biodiversidade para arderem em chamas. O homem arrasta a chama amarrada à um cabo de aço e comemora enquanto a pastagem ao fundo começa a incendiar.  

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) disse que investiga o vídeo que circula nas redes sociais, em que um homem ateia fogo propositalmente em uma área semelhante a de pasto. Nas imagens, o homem tem auxílio de um trator, enquanto faz um círculo de fogo. 

2,3 milhões de hectare do Pantanal já foram consumidas pelo fogo. A situação é ainda mais grave no Mato Grosso. De janeiro até esses mês o estado já registrou 25.445 mil focos de incêndios. Só o Parque do Xingu (terra indígena) já perdeu 44 mil hectares para o fogo. Os indígenas alegam que os fazendeiros ordenam que se coloque fogo. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  

Segundo biólogos do Sesc do Mato Grosso, 90% dos incêndios no Mato Grosso são oriundos da ação humana.  

A meteorologia indica que o período chuvoso atrasará este ano, vindo a ter chuvas relevantes apenas em outubro.

O crime ambiental ao provocar queimadas pode levar a prisão de 4 anos, alerta o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama).