Três pastores brasileiros foram presos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal nessa quinta-feira (9), eles foram acusados de atuar com tráfico de pessoas e imigração ilegal.Para além dos três mandados de detenção, o SEF cumpriu ainda cinco mandados de busca domiciliária, em Lisboa.
Segundo o Diário de Notícias, duas mulher e um homem que se dizdiam pastores, estavam alojando em uma igreja, com condições “muito precárias”, cerca de 30 brasileiros, entre eles crianças e estariam lucrando com isso. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Em nota, o SEF informou que o espaço onde estavam alojados não tinha divisões ou privacidade, com banheiros compartilhados e “fracas condições de salubridade”.
Conforme a denúncia, a maioria dos brasileiros estava em situação irregular em Portugal e eram forçados a pagar “dízimo” à igreja. Além disso, a maioria trabalhava de maneira irregular.
Os pastores serão interrogados pelo Tribunal de Lisboa nesta sexta-feira (10). Além dos três mandados de prisão, o SEF também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na capital portuguesa.No total, participaram na operação 55 agentes do SEF.