Não é só um profissional da edição de vídeo que pode utilizar os programas da área. Na verdade, cada vez mais pessoas têm se interessado por editar vídeo, seja pelo desejo de criar um canal no YouTube ou para salvar suas lembranças de um modo mais dinâmico. Mas você sabe quais são os melhores programas para editar vídeo?
Por mais que esse ranking varie de pessoa para pessoa, é possível listas os melhores programas para editar vídeo ao analisarmos a facilidade de uso, os recursos disponíveis e o resultado que o software propõe.
Para saber mais, confira uma seleção de 5 programas indicados para quem quer começar a editar vídeo ou já tem uma certa experiência no assunto.
1. WONDERSHARE FILMORA9
Um dos desafios mais frequentes para quem está começando a editar vídeos é a curva de aprendizado dos programas de edição. A maioria deles conta com uma interface complicada de usar – algo que não acontece no Wondershare Filmora9.
O Filmora é um editor de vídeo para PC e para Mac com um visual bastante intuitivo, com recursos profissionais. A maioria dos formatos de vídeo são aceitos no Filmora, além de possibilitar que o usuário insira outros recursos visuais, como GIFs e imagens.
Entre os recursos de edição disponíveis no Filmora 9 estão os cortes simples, efeitos de transição, banco de animações e de músicas próprios e pré-configurações de exportação, para que você salve seu projeto de acordo com o que cada plataforma exige.
O Filmora também oferece o recurso de gravação de tela e até o efeito chroma-key, o famoso fundo verde, que permite que o usuário libere sua criatividade da forma que preferir. Assim, o Filmora é indicado tanto para quem está começando, quanto para quem já tem experiência.
2. KDENLIVE
Muitos softwares são desenvolvidos em código aberto, um tipo de programação que propõe a livre colaboração entre desenvolvedores de todo o mundo. Assim, um software de código aberto pode ser utilizado de forma gratuita, por qualquer pessoa.
Esse é o caso do Kdenlive, compatível com Windows, Mac e Linux, que é um programa de edição totalmente gratuito. Por isso mesmo, seus recursos são mais limitados.
Como principais características, o Kdenlive conta com uma linha de tempo com várias faixas, permitindo que o usuário faça cortes, una partes diferentes de vídeo e exporte para diferentes formatos. É uma boa opção para quem quer começar, sem pesar no bolso.
3. DAVINCI RESOLVE
Quem já tem um pouco mais de experiência na edição de vídeo pode preferir se aventurar em programas mais complexos, como o DaVinci Resolve, que conta com uma versão gratuita e outra paga.
O DaVinci Resolve é bastante completo, com a possibilidade de inserir diferentes vídeos na timeline, realizar edições 3D, utilizar efeitos de desfoque de movimento e corrigir ruídos da gravação. Porém, nem todos os recursos estão disponíveis na versão grátis.
O DaVinci Resolve também permite a edição de vídeos para redes sociais, como o Instagram, que mesmo após facilitar a edição dos Reels, há quem prefira um software no computador.
4. ADOBE PREMIERE
Quando se trata dos melhores programas para editar vídeo, o Adobe Premiere costuma marcar presença em qualquer lista, sendo considerado um dos mais completos do mercado.
Entretanto, o Premiere não é adequado para todos os níveis de usuário. Por ser um programa mais avançado, é preciso um certo conhecimento nos conceitos de edição de vídeo para navegar pelo software.
Seus recursos de edição, como a presença de várias faixas de vídeo e áudio, os efeitos de transição e as possibilidades de correção de imagem, permitem que o usuário crie projetos interessantes e profissionais no Premiere.
5. FINAL CUT PRO
O Final Cut Pro é o programa de edição de vídeo desenvolvido pela Mac para os computadores da marca. Esse é um dos melhores programas para editar vídeo tanto por seus recursos, quanto pela facilidade de uso.
Entre as possibilidades do Final Cut Pro estão os efeitos pré configurados, as linhas de edição, a central de correção de imagens e efeitos avançados como aplicação de chroma-key.
Como pontos negativos, o Final Cut Pro só funciona nos computadores Mac e é pago. Uma boa opção para quem tem Mac é aproveitar períodos promocionais, como a oferta de teste que a Mac liberou no começo do ano, com 90 dias grátis para utilizar o Final Cut Pro.
6. CLIPCHAMP
Uma das melhores opções para quem está iniciando no universo da edição de vídeos, é o Clipchamp. A ferramenta é online, ou seja, você não precisa baixar nenhum programa e pode usá-lo diretamente do seu navegador. A interface é bem intuitiva e você consegue criar e editar o seu vídeo usando recursos simples, como o de arrastar-e-soltar.
Entre as facilidades, o Clipchamp oferece uma série de templates de vídeos prontos para uso e também clipes de áudio. É possível balancear cores e incluir planos de fundo, utilizar filtros e transições, recortar, inverter e espelhar, separar e combinar imagens, adicionar textos, títulos e fazer superimposições.
Além do editor de vídeos, a plataforma também funciona como gravador de tela e webcam. É uma ferramenta completa para a criação de vídeos dos mais diversos tipos, seja para uso pessoal ou profissional, como vídeos para o Youtube, anúncios para o Instagram ou mesmo um slideshow.
E então, já escolheu o software ideal para você entre os melhores programas para editar vídeos listados anteriormente? Vale fazer testes para conferir na prática qual tem uma melhor adaptação. Já pensou se essa vontade de editar vídeos se transforma em uma profissão?