A atriz espanhola Verónica Forqué, foi encontrada morta aos 66 anos nesta segunda-feira (13) em sua casa de Madri, aparentemente como consequência de um suicídio - confirmaram fontes policiais à AFP.
"Tirou a vida em sua casa em Madri", declararam essas fontes, sem dar mais detalhes.
Segundo as autoridades, o serviço de emergência recebeu uma chamada por volta das 12h49 no horário local (8h49 pelo horário de Brasília) que relatava uma tentativa de suicídio numa casa na rua Víctor de la Serna.
Filha do diretor José María Forqué, Verónica nasceu em 1955, em Madri. Começou a trabalhar no cinema atuando nos filmes do pai, no início dos anos 1970.
Sua estreia, ainda quase adolescente, foi em 1972, com "Minha querida moça", de Jaime de Armiñán. Nos primeiros anos de sua carreira, além de rodar sob a direção do pai, também trabalhou com Carlos Saura e Manuel Gutiérrez Aragón, dois dos grandes cineastas espanhóis.
Foi em 1984, porém, no elenco do filme de Pedro Almodóvar "Que fiz eu para merecer isto?", que Verónica Forqué alcançou popularidade.
Verónica Forqué no filme Kika, de Pedro Almodóvar, em 1993 (Foto: Divulgação)Com Almodóvar, repetiu o sucesso nos filmes "Matador" (1986) e "Kika" (1993), estabelecendo-se como uma das atrizes mais amadas pelo público espanhol.
Ao saber de sua morte, a produtora de Almodóvar, El Deseo, divulgou uma mensagem, na qual manifestou sua tristeza: "O vazio que isso deixa em nossas vidas e no nosso cinema é irrecuperável. Foi-se uma atriz extraordinária e uma pessoa insubstituível com quem tivemos a honra de trabalhar e compartilhar a vida. Faça uma boa viagem, Verónica".
O ator Antonio Banderas lamentou:
Adiós a Verónica Forqué. Trabajé hace años con ella y mi recuerdo es el de una mujer dulce, espiritual y buena compañera.
— Antonio Banderas (@antoniobanderas) December 13, 2021
D.E.P. pic.twitter.com/x3KYqYDJii











