Ao ser informado de que “agentes da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande serão capacitados para atuarem no apoio à fiscalização ambiental à repressão aos maus tratos a animais domésticos”, o Vereador Veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB), hipotecou total apoio ao anúncio feito pela administração, numa reafirmação de comprometimento com a causa animal.
O treinamento da GCM envolve noções das legislações vigentes sobre posse responsável, bem como preparar tecnicamente o agente para abordagens de atendimento, na identificação adequada da infração, no manejo animal e na condução e conduta a ser adotada.
Ao todo 73 agentes da Patrulha Ambiental e que possuem o Curso de Agente de Apoio à Fiscalização Ambiental irão participar desta primeira etapa, sendo divididos em três turmas.
De acordo com cronograma divulgado na edição de segunda-feira (6) do Diário Oficial do município (Diogrande) o treinamento tem inicio nesta quarta-feira, dia 8. A relação dos agentes convocados também está disponível no Diogrande.
Entre o conteúdo programático estão noções de definição de bem-estar animal, conceito de maus tratos e termo de vistoria zoosanitária, contenção de cães e gatos e as legislações vigentes – Federal, Estadual e Municipal, além do diagnóstico da infração e atribuição de órgãos responsáveis.
As aulas serão ministradas por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), médicos veterinários e técnicos, e pelo delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (Decat), Maércio Alves Barbosa.
O Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande recebe uma média de 100 denúncias de maus tratos contra animais por mês. A denúncia pode ser feita através do telefone (67) 3313-5000.