23 de dezembro de 2024
Campo Grande 24ºC

João Grandão solicita audiência no Ministério da Justiça para evitar outras ocupações em MS

A- A+

Como forma de auxiliar a resolução dos conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual João Grandão comunicou hoje (1º) que solicitou uma audiência com representantes do Ministério da Justiça para discorrer sobre uma solução imediata para sanar os conflitos entre índios e fazendeiros no estado.

Segundo o deputado, que também é  vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas, da Casa de Leis, o pedido visa somar forças com as solicitações de outros deputados estaduais e federais do estado, que também querem agendar audiência com o ministro José Eduardo Cardozo. “Queremos que nos façam uma proposta efetiva para que as negociações de acordo entre produtores rurais e índios avancem e tenham bons resultados para as duas partes”, disse.

Audiência pública

A discussão sobre a questão da ocupação de terras em Mato Grosso do Sul também está sendo encabeçada pelos deputados Mara Caseiro (PTdoB), Zé Teixeira (DEM), Paulo Corrêa (PR), Antonieta Amorim (PMDB) e Eduardo Rocha (PMDB), que agendaram para o próximo dia seis às 10h, uma nova audiência pública para tratar sobre o tema. A reunião pública será realizada a pedido dos produtores rurais.

Ocupação

No dia 22 de junho, a fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, foi ocupada, deixando um saldo negativo de uma morte, após o confronte ocorrido entre índios e fazendeiros. Já no dia 24, as propriedades rurais de Água Boa e 27 Estrelas, em Aral Moreia também foram ocupadas.